sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Passos importantes antes de começar

 

Para quem deseja aprender a fazer sabão e produtos cosméticos naturais e artesanais saiba que esse mundo fervilha na Internet, em redes sociais, cursos e lojas virtuais no Brasil e no Exterior. É um mundo encantado de magia, odores, misturas, cores e muita Natureza e aquilo que começamos a aprender sobre ela. Eu diria que se trata de um aprendizado de incrível abrangência que requer disciplina, estudo, responsabilidade, seriedade e muito critério uma vez que trabalhamos com produtos que serão usados em nosso corpo, o que significa dizer que todo o cuidado é pouco.

A literatura a respeito é vasta, o que inclui dizer que mais uma vez temos muita publicação importante em sites e livros estrangeiros, além daqueles que se sobressaem aqui no Brasil por sua intensa pesquisa e dedicação.

Certamente irei contando para vocês sobre tudo que venho aprendendo. Não esconderei nada. Alegre

A primeira coisa que temos de focar quando começamos na arte da saboaria é o manejo seguro da soda cáustica, a base importante na elaboração de todas as receitas. Sem soda cáustica, não existe sabão. E é uma rotina importante de procedimentos para manipular o produto sem acidentes. Além dos cuidados com a higiene do local onde vai trabalhar, os utensílios que vai usar e os produtos que irá empregar. Cada etapa, portanto, segue um roteiro meticuloso que você verá a seguir:
1 - Antes de mais nada, arrume e higienize o seu local de trabalho. Deixe-o livre para esse momento de manipulação e alquimia.
2 - Separe os itens de segurança que deverá utilizar durante o processo: máscara protetora para o vapor de soda, óculos de segurança, luvas de borracha, avental para proteger roupa e braços, calças compridas e calçados fechados, evitando-se sandálias e chinelos.
3 - Crianças e animais domésticos não devem fica por perto. Sua família vai entender que esse é um processo apenas seu.
4 - Todo o material utilizado em sua receita deve estar sob o seu controle, principalmente aqueles que receberão aquecimento. Portanto é necessária muita atenção e foco no que está fazendo.
5- Leia a receita, separe todos os ingredientes, pese e dose tudo conforme o que se pede, coloque-os todos à mão sobre a bancada de trabalho em local seguro e arejado.
6 - Vista seu equipamento de segurança para preparar a soda que irá entrar na receita e tenha em mente que o vapor formado por ela é muito forte e agressivo para as mucosas e pulmão, portanto não esqueça da máscara.
7 - Sempre é bom lembrar que a receita/formulação de um sabão não é uma receita culinária em que se improvisa nas quantidades e às vezes dá certo. No caso dos sabões, toda a matéria-prima empregada deve ser rigorosamente pesada e medida conforme se pede na receita.
8 - Tenha também a forma/molde devidamente preparada/forrada para quando a massa do sabão estiver pronta vertê-la sem problemas, uma vez que depois de obtido o ponto certo a massa deve ir para a forma imediatamente.
9 - A calculadora de sabão é fundamental para que você possa criar suas receitas e saber o quanto de soda deverá colocar para saponificar seus óleos e transformá-los em sabão.
10 - Observe a validade de todos os produtos utilizados em suas formulações. O mesmo cuidado que se tem com o que ingerimos deve ser aplicado ao que usamos sobre a pele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário