domingo, 2 de fevereiro de 2014

Como e por que usar uma calculadora de sabão

 

O que é uma calculadora de sabão?

As calculadoras de sabão são ferramentas essenciais na elaboração de qualquer receita, pois ela avalia as características do sabão de acordo com os ingredientes que se empregam naquela determinada formulação.
E no caso da soda ela dá o peso correto a ser empregado na fórmula.

Para explicar e esmiuçar melhor o que é e o que ela faz, vou colocar alguns screens explicativos daquela que costumo usar e que sempre me deu resultados corretos:
www.soapcalc.net

Clique sobre as imagens para aumentar o tamanho.

image

 

Ao clicar em SOAP LYE CALCULATOR (CALCULADORA DE SODA DO SABÃO) verá as seguintes opções:

SOAPCALC1

As opções para se trabalhar com a calculadora estão em Inglês, mas nessas imagens vamos analisar cada opção e ver o que cada uma delas significa em nosso idioma e para quê servem

1 -  Tipo de soda - Usa-se NaOH para fazer sabão em barra.
2 -  Peso dos óleos:  Aqui você escolhe qual medida usar: Pounds, Onças ou Gramas. Normalmente optamos por este último que é a medida de peso corrente entre nós e no espaço de preenchimento coloca-se o peso dos óleos que vai empregar na sua receita.
3 -  Água: esta é a porcentagem de água que se usa para diluir a soda cáustica e fazer a lixívia. 38% é o padrão que só vai ser modificado com o tempo de experiência no manejo das formulações e seus componentes.
4 -   Sobregordura e fragrância, normalmente são deixadas com esse preenchimento padrão.

image

5 - Qualidades do sabão e ácidos graxos: nestes campos determinam-se as qualidades do sabão da sua receita: se vai ser um sabão duro, com índice alto de limpeza ou condicionamento, se a espuma é cremosa, se tem muitas bolhas ou não, além de outras características químicas que conferem ao sabão a sua "personalidade". Daí o grande valor dessas calculadoras para se fazerem receitas próprias ou analisar uma formulação quanto a suas propriedades.

Os ácidos graxos (gordos) estão presentes nas gorduras utilizadas nos sabões e daí cada um desses ácidos vão conferir ao sabão uma determinada característica. Ou seja:

Àcido láurico - responsável por limpeza - dureza e bolhas
Ácido Mirístico -                      limpeza - dureza e bolhas
Ácido Palmítico                                      dureza e cremosidade
Ácido Esteárico                                      dureza e cremosidade
Ácido Ricinoleico                                    bolhas -  cremosidade e condicionamento
Ácido Oleico                                                                               condicionamento
Ácido Linoleico                                                                           condicionamento
Ácido Linolênico                                                                         condicionamento

Condiconamento significa emoliência e hidratação do sabão sobre a pele.

Como exemplo da composição dos ácidos graxos de um determinado óleo, peguemos o óleo de Babaçu e em porcentagem teremos o seguinte:


Composição de Ácidos Graxos (%):
Óleo de Babaçu:

Oleico 14%  
Linoleico 2%  
Palmítico 8%  
Láurico 44% limpeza-dureza-bolhas
Mirístico 17%  
Esteárico 4,5%  

Por seus 44% de ácido láurico o óleo de coco de babaçu confere dureza ao sabão, tem grande propriedade de limpeza e faz espuma com bolhas.
Ao colocar os itens da receita a calculadora fará automaticamente o cálculo de cada uma dessas propriedades e lhe dará o resultado.
6 - Para adicionar as gorduras e óleos da receita clique duas vezes sobre cada item relacionado na caixa de opções ou selecione o ingrediente e clique no sinal de mais (+). Se desejar retirar um ou mais ingredientes, selecione o item e clique no sinal de menos (-)
Selecione a opção de gramas (seta vermelha no gráfico) e escreva a quantidade de cada um dos óleos. Abaixo, nas imagens, uma simulação:

image
image

Essa formulação parte de quatro ingredientes básicos para se fazer um bom sabão: azeite de oliva, óleo de palma, óleo de babaçu, óleo de mamona (castor oil em Inglês). Em primeiro lugar, configuro para GRAMAS no item 2 da tabela e menciono o total de óleos que pretendo usar: 2 kilos = 2000 gramas.
Com a opção % assinalada, vou colocando as porcentagens pedidas na receita. No final, clico em 7(Calculate Recipe) e são preenchidos os campos das quantidades em gramas de óleos: 2.000 gramas (2 kilos) e porcentagem: 100%. Você poderá ativar a opção "Multiple tabs" para que se abra sempre uma nova janela para cada correção feita em uma determinada receita que esteja sendo elaborada ou testada. Feito isso, vamos para o "View or Print Recipe" e temos o importante cálculo da soda para a composição da lixívia (soda com água)

image

Aí está a receita pronta com a pesagem dos ingredientes, o tanto de água e soda para a lixívia numa concentração de 38% de água, que é a concentração básica que se usa quando se está começando a aprender a fazer sabão. Com o tempo e mais prática a pessoa vai diminuindo essa porcentagem, pois estará mais segura para trabalhar com outras opções.

Ainda no gráfico, vamos analisar o seguinte:

image

1 - Este formulário traz o campo onde vai o nome da receita.  Em print recipe a opção para a sua receita ser impressa.
No quadro marcado em vermelho (1) você encontra as informações do peso da água para a lixívia (760 gramas), da soda NaOH (lye) 286 gramas, o peso dos óleos: 2 kilos e o peso da massa de sabão antes da cura: 3,046 kilos.
2 - No quadro assinalado em vermelho (2) o peso em gramas de cada óleo utilizado nesta receita.
3 - No quadro assinalado em vermelho (3) os parâmetros de valor mínimo e máximo para determinada característica do sabão. Exemplo: para a dureza do sabão teremos de 29 a 54, onde dentro desses parâmetros quanto maior o número, mais duro o sabão e vice-versa. E assim para todas as propriedades demonstradas no quadro 3.
4 - No quadro assinalado em vermelho (4) os valores de cada propriedade do sabão da receita. Se a dureza do sabão oscila entre 29 e 54 e nesta receita chegou-se a 50, é possível, portanto, avaliar que este será um sabão com bom índice de dureza.
E assim se aplica para as demais características.
INS: quanto mais alto esse valor, mais dureza terá o sabão.

5 - No quadro assinalado em vermelho (5) os valores dos ácidos graxos da receita.

A partir desses dados fornecidos pela calculadora, pode-se mudar a quantidade de cada ingrediente a fim de se modificarem propriedades da receita, recalculando-se tudo, inclusive a água e a soda.

Para traduzir para o Português é só abrir o endereço www.soapcalc.net no navegador CHROME que possui um tradutor instantâneo.

OBSERVAÇÕES:

Para aqueles que já fazem sabão de óleo usado sugiro que utilizem a calculadora para que se empreguem quantidades corretas de soda e água. E que se observe também que todo o sabão feito pelo processo a frio (Cold Process) deve descansar por 45 dias, o que se chama curar o sabão, deixá-lo na cura.
A soda que se emprega na saboaria deve ser a mais pura possível, na margem de 99% de pureza e ser de ótima qualidade para que o produto final seja também de qualidade e não agrida a pele.

4 comentários:

  1. Explicação fantástica.
    Obrigada.
    Kátia

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu li todos os posts acima e se fala muito em dissolver a soda em escamas mas eu gostaria de saber como mudar a concentração da soda liquida a 50% para outras concentrações como 30%, 36%, 38% ou outras que eu desejar, desde já obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá Osvaldo, eu li todos os posts acima e se fala muito em dissolver a soda em escamas mas eu gostaria de saber como mudar a concentração da soda liquida a 50% para outras concentrações como 30%, 36%, 38% ou outras que eu desejar, desde já obrigado

    Meu email: hudson.tec@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. usa a mesma calculadora para cold e hot?

    ResponderExcluir